Os Municípios de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes deram mais um passo para o maior projeto de interligação regional no estado de Santa Catarina. A Comissão de Financiamento Exterior (Cofiex) do Ministério da Economia aprovou o projeto apresentado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amfri (Associação dos Municípios da região da Foz do Rio Itajaí) para a implementação das ações previstas no Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí.
São três projetos liberados para receber o empréstimo internacional: um túnel subaquático para ligar Itajaí a Navegantes; transporte público integrado com ônibus elétrico para a região entre Bombinhas e Balneário Piçarras; reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú pós-alargamento.
O STCR/Amfri será o primeiro sistema de transporte coletivo intrametropolitano da América Latina operando com 100% da frota com ônibus elétricos (zero emissões). Na prática permitirá aos usuários se deslocarem entre os Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí em um sistema seguro, pontual, confortável, com tarifa integrada, monitoramento de frota via satélite e bilhetagem eletrônica. A tecnologia embarcada será equivalente a utilizada nos melhores sistemas já implantados no mundo, elevando significativamente o padrão de qualidade dos serviços ofertados.
O túnel imerso no Rio Itajaí-Açu possibilitará a tão esperada travessia rodoviária de ligação entre os Municípios de Itajaí e Navegantes. O túnel será formado por duas células externas que abrigarão três faixas de tráfego em cada sentido (sendo uma em cada direção exclusiva e para o transporte coletivo) e uma célula central destinada à mobilidade ativa que atenderá pedestres e ciclistas. A tecnologia construtiva de vanguarda utilizada prevê a construção de módulos de concreto pré-moldados e ancorados no subleito do rio a uma profundidade aproximada de 23 metros, o que garantirá o livre acesso de navios no canal do rio.
A orla central da praia de Balneário Camboriú é um revolucionário projeto de incentivo aos modais de mobilidade ativa e micromobilidade elétrica na região de implantação. Além da reurbanização que pretende expandir os espaços verdes à beira mar, utilizará ruas de tráfego compartilhado estrategicamente distribuídas, com o objetivo de tornar a cidade mais caminhável e humana.
O início de operação do STCR/AMFRI está previsto para o primeiro semestre de 2024 e o túnel deverá estar aberto ao tráfego em 2028. As ações de mobilidade na orla central da praia de Balneário Camboriú devem estar concluídas até o final de 2024.
As obras têm previsão de investimento de 120 milhões de dólares, sendo 90 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, e 30 milhões de contrapartida dos municípios da Amfri. Já os investimentos privados, considerando-se o STCR/AMFRI e o Túnel Imerso, devem ultrapassar a casa dos US$ 240 milhões . A previsão de quitação do empréstimo é de 25 anos, com taxa anual de juros menor do que 2%. O próximo passo é a autorização das Câmaras de Vereadores para formalizar o empréstimo. A previsão é assinar os documentos do empréstimo em junho de 2022.